Mestral Informática intranetartigoscursosserviçosprodutos
 

Software Livre popular!

Play Liberdade
O grande desafio para popularização do software livre é continuar sendo poderoso e 'simples' ao mesmo tempo. A liberdade de fazer o que se quiser em um sistema livre o torna automaticamente complexo, não é fácil para um técnico ou desenvolvedor transformar um sistema poderoso e complexo numa coisa simples de se usar por usuários leigos.
Veja o caso do Linux no Desktop (estações de trabalho), o maior avanço, aqui no Brasil, de popularização é sem dúvida o Kurumin. Porque? Por todas as facilidades embutidas nesta distribuição, como por exemplo, os Ícones Mágicos que podem ser usados até por uma criança. Este recurso instala aplicativos, jogos e utilitários que muitas vezes conhecedores de sistemas Linux levam muito mais tempo para instalar manualmente, essa facilidade coloca ao alcance de qualquer um com poucos cliques a possibilidade de uso real. É isso que torna a tecnologia fascinante, fazer grandes coisas, facilmente e com pouco conhecimento ou esforço. É claro que as distribuições Linux, na área de Desktop, ainda podem evoluir muito, porem essa evolução é certa, sendo um software livre é apenas questão de tempo. Distribuições como Mandriva, Ubuntu, Debian-BR-CDD e tantas outras injustamente não indicadas aqui, estão a passos largos na direção de um poderoso ambiente de trabalho que acima de tudo preza pela liberdade do usuário.
O Windows pode não ser o melhor sistema mas é em alguns pontos mais simples de se usar e tem a maioria dos aplicativos compatíveis com ele. Quando você quer usar um aplicativo é muito provável que encontremos uma versão para Windows (e bem provavelmente, não tenha uma versão para Linux). Ao colocamos o CD do aplicativo no drive o 'autorun' é executado, surge o fácil programa de instalação, seguimos os passos e depois um ícone aparece na área de trabalho, é só dar dois cliques e pronto. Essas facilidades tecnológicas são vitais para viabilidade de uso do sistema, principalmente se o sistema for usado por novatos sem conhecimento.
Olhe para a figura abaixo. Não é preciso fazer um curso para ser capaz de utilizar esses botões para tocar MP3, vídeos, CD de áudio, DVD... Isto não deixa de ser uma tecnologia eficiente e intuitiva que pode ser aplicada em diversos sistemas diferentes.

Vejamos um exemplo na área de programação: O Delphi é muito popular aqui no Brasil. Em 30 minutos seguindo um tutorial você faz um editor de textos como o Bloco de Notas (se não me engano esse tutorial vem com algumas versões de Delphi). Quanto tempo um leigo levaria para fazer o mesmo em Perl? Perl é uma linguagem de programação livre com estruturas muito sólidas e pode ser usada como exemplo aqui pois é muito poderosa e não é 'pop'. Perl tem excelente documentação, uma biblioteca de módulos de causar inveja, é multiplataforma ...
Isso não quer dizer que Delphi seja melhor que Perl ou vice versa, somente quero dizer que Delphi é mais popular. E nem vamos discutir quem é melhor, normalmente esse tipo de discussão costuma ser longa e termina num impasse.
Apesar de todos os elogios que possam ser ditos sobre sólidos softwares de distribuição livre nem sempre estes serão populares.
O software livre precisa ser popular? Ou basta ser bom? Como é o caso de muitos softwares livres, como o Linux(kernel), Apache, Bind, OpenOffice, Firefox ...
Talvez a ânsia por popularidade do software livre seja apenas uma vaidade do usuário ou desenvolvedor, que as vezes gostaria de ser popular.
Com certeza o software livre ocupou seu espaço em ambientes corporativos, governamentais e na comunidade dos profissionais de informática, agora há um longo caminho à percorrer para conquistar a grande massa de usuários sem conhecimento técnico. Há que desenvolver tecnologias e padrões inovadores que dêem a estas pessoas a mesma liberdade que o software livre propicia a usuários experientes.
Ânimo, paciência e perseverança a todos os desenvolvedores e colaboradores do software livre!

Paulo José Sant'Ana
admmestral.com.br



Mestral Informática
Rua Castelo Branco, 338
Santa Rosa - RS

Fone
(55) 3512-1328
(55) 8436-0911 (vivo)

email: mestralmestral.com.br
msn: msn.mestralhotmail.com

made whith NVU W3C